Quais os Cuidados ao Buscar uma Cirurgia Plástica?

Cirurgia Plástica: Hospital da Cruz Vermelha de São Paulo alerta para os cuidados necessários ao buscar o procedimento

Com os acontecimentos das últimas semanas, envolvendo acidentes e até mesmo mortes em procedimentos de cirurgia plástica, veio à tona uma pergunta que sempre deveria ter sido feita: ao decidir passar por um processo de cirurgia plástica, seja ela estética ou reparadora, quais cuidados devemos tomar e quais fatores devem ser levados em consideração?

Primeiramente, toda cirurgia plástica deve ser realizada por um profissional que esteja devidamente habilitado a exercer sua profissão. Este tipo de consulta pode ser realizado no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ou nos sites do Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais de Medicina de cada estado. Para isso, basta ter em mãos o nome completo do profissional, ou o número de cadastro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Outro ponto importante é que nunca se deve realizar um procedimento deste tipo sem uma consulta presencial prévia. É fundamental para o sucesso da cirurgia que o profissional examine o paciente com antecedência, explique detalhadamente o que será feito, tire suas dúvidas e informe todas as etapas do pré e pós-operatório. Tudo isso presencialmente. Se possível, leve sempre um acompanhante nesta fase do procedimento.

Conhecendo o local do procedimento

Você pode e deve pedir para conhecer o local do procedimento. Verifique se o hospital indicado pelo cirurgião possui a infraestrutura adequada para o atendimento do procedimento: instalações limpas, hotelaria de qualidade, UTI. Nesta fase, vale também consultar se a especialidade é uma das principais do hospital. O Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo, por exemplo, possui mais de 50 anos de tradição no assunto, sendo referência inclusive na formação de novos profissionais da área com seu programa anual de Residência Médica para Cirurgia Plástica.

  • Realize procedimentos com profissionais com cadastros médicos em dia
  • Passe por consultas presenciais
  • Leve um acompanhante para as consultas
  • Tire todas as suas dúvidas antes do procedimento
  • Conheça a estrutura do local da cirurgia
  • Saiba quais materiais serão utilizados (em casos de próteses)
  • Desconfie de propagandas e promoções
  • Siga as recomendações médicas no pré e pós-operatório

Possui outras dúvidas? Entre em contato conosco pelo e-mail secretaria@cruzvermelhasp.org.br 

Agora que você já sabe quais fatores devem ser observados ao buscar uma cirurgia plástica, conheça mais sobre nosso Hospital clicando aqui.