DICAS

Saber Primeiros Socorros é importante e ajuda a salvar vidas. A Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo busca multiplicar os conhecimentos nas técnicas básicas de socorro. Separamos algumas dicas para você saber como agir em situações de emergência:

Encontrei uma pessoa desacordada. O que devo fazer?

Ao encontrar uma pessoa desacordada, a primeira coisa é manter a calma e verificar se o local é seguro para fazer a prestação de socorro.
Existem três possibilidades que podem explicar a pessoa estar desacordada: desmaio, parada cardiorrespiratória ou ela estar apenas dormindo.
Para verificar, cruze os braços e coloque-os no ombro da pessoa desacordada. Chame-a pelo nome três vezes. Se ela acordar, significa que estava só dormindo.
Se a pessoa não responder, coloque a mão no tórax e verifique a respiração. Caso esteja respirando, eleve os membros superiores dela e espere ela acordar.
Se ao verificar a respiração, e a vítima não estiver respirando, peça para acionarem uma ambulância e inicie a compressão torácica.

Atenção: Não é recomendado que se faça respiração boca a boca, principalmente em pessoas desconhecidas. A prática pode transmitir doenças entre você e a vítima. Em caso de dúvida, acione o serviço de emergência ou procure um médico.

O que passar em uma queimadura?

Ao se queimar ou ver alguém queimado, o primeiro passo é sair de perto do local onde ocorreu o acidente.
Estando em segurança, avalie o tamanho da área queimada. Se for pequena, passe água corrente no local afetado durante 5 a 10 minutos. Depois, pressione um pano limpo e úmido no local para diminuir a ardência.
Caso seja a queimadura tenha atingindo uma grande área do corpo, leve a vítima direto para o hospital.

Atenção: Deve-se passar na ferida apenas água corrente ou pano limpo e úmido. Qualquer produto como creme, pasta de dente, café, gelo e outros podem aumentar a dor e piorar a queimadura. Em caso de dúvida, acione o serviço de emergência ou procure um médico.

Como ajudar alguém que fraturou um membro?

Fraturas podem acontecer em acidentes de carro, durante a prática de esportes e atividades físicas e até mesmo em casa.
Ao se deparar com essa ocorrência, mantenha a calma e tranquilize a vítima. Em seguida, avalie se há sangramento ativo.
Em caso afirmativo, proteja-se antes de tocar no ferimento! Coloque luvas descartáveis, um saco plástico limpo ou uma camisinha como proteção para as mãos e realize uma compressão no local com pano limpo.
Depois chame o SAMU (ligando 192) e aguarde a chegada dos especialistas.
Em caso de fratura sem sangramento ativo, entre em contato direto com o SAMU e aguarde a chegada da ambulância junto com a vítima.

Atenção: Não tente alinhar o membro em nenhum dos casos!

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL