Quem Somos

Referência no atendimento em cerca de 20 especialidades, o Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo é reconhecido internacionalmente no tratamento de queimaduras e em cirurgias plásticas reparadoras.

Com mais de 50 anos de história, a equipe do Hospital tem entre as principais características a sinergia do conhecimento científico com o atendimento humanizado, em plena harmonia aos princípios da Cruz Vermelha, em todas as fases relacionadas à saúde: prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Pronto atendimento, seis salas cirúrgicas, centro de terapia intensiva, área de medicina diagnóstica, estrutura para o Day Hospital, ambulatório, salas de consulta, apartamentos e enfermarias compõem a unidade que atende mais de 30 convênios credenciados e também via particular.

CARTA DO PRESIDENTE DA CRUZ VERMELHA

A volatilidade dos dias atuais exige constante planejamento para acompanhar transformações e avanços da sociedade. Na Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo, pelo menos, é assim. Nosso hospital, antes denominado Hospital dos Defeitos da Face, conta com mais de 50 anos de atividade, trabalhando constantemente para seguir modernizações e manter a sua excelência, eternizando a missão de nossa entidade.

As assistências médica e social estão no DNA da Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo desde sua fundação, em 1912, pelas mãos da médica belga Maria Renotte. A filial de São Paulo foi a primeira da Cruz Vermelha Brasileira, fundada em 1908 e que teve como primeiro presidente o famoso sanitarista Osvaldo Cruz.

Foi Maria Renotte também quem fez a campanha popular de arrecadação de recursos para a construção do Hospital da Criança, inaugurado em 1917 em terreno da própria Cruz Vermelha, em Indianópolis (zona sul de São Paulo), e que funcionou até a década de 1980. Ela ainda criou a Escola Prática de Enfermeiras, que teve papel de destaque no preparo de voluntários durante as duas grandes guerras mundiais e na Revolução Constitucionalista. Foi aí que surgiu o Centro Formador da Cruz Vermelha, em funcionamento até hoje na Vila Clementino.

Foram cerca de 50 anos entre a criação do Hospital da Criança e a inauguração do Hospital dos Defeitos da Face. O mundo mudou muito nesse período, e mudou ainda nestes últimos 50 anos. Meu saudoso pai, Jorge Wolney Atalla, e seu fraterno amigo Antônio Ermírio de Moraes, que por décadas se dedicaram a manter viva e ativa a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo, vinham percebendo as mudanças e sabiam que precisávamos nos adaptar a esses novos tempos. Talvez eles tenham percebido isso, mais do que nunca, em 1989, quando venceu a concessão do imóvel e eles decidiram que a entidade deveria assumir a gestão do Hospital dos Defeitos da Face, rebatizado para Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo.

É esse hospital que, junto com o Centro Formador, financia a Cruz Vermelha Brasileira em São Paulo, que atende mais de 190 mil pessoas por ano com ações que vão desde a distribuição de alimentos, agasalhos e fraldas descartáveis até atendimentos oftalmológicos e dermatológicos gratuitos, em mutirões que fazemos ao longo do ano.

Isso sem contar nossa atuação nas emergências e calamidades, como incêndios (principalmente em comunidades vulneráveis), enchentes e desastres naturais. Estamos em fase final de preparação de um acordo que vai permitir que essas atividades todas sejam perenizadas. Recursos privados poderão financiar o hospital, o centro formador e, principalmente, nosso voluntariado. Nosso hospital, modernizado e ampliado, poderá ampliar o atendimento à população mais carente, o que é impossível com os recursos disponíveis hoje. Poderemos multiplicar o número de pessoas atendidas, aliviando o caixa dos governos e podendo chegar, inclusive, a uma parte da população que hoje sequer é alcançada pelos braços do Estado.

O Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo é hoje um “cidadão” maduro que pode, como poucos, planejar o seu próprio futuro e o futuro de seus “filhos”.

Jorge Wolney Atalla Jr., 48, economista, preside a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo.

CORPO CLÍNICO

O Hospital da Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo possui a melhor e mais completa equipe de médicos especializados em diversas áreas de atuação. O nosso corpo clínico conta com vasta experiência na profissão e atua em acordo com os princípios da instituição, visando sempre a humanização no atendimento, a ética, o bem-estar do paciente e a mais alta qualidade dos serviços.

Listagem em atualização

AGENDAMENTO

AGENDAMENTO CIRÚRGICO

Espaço voltado para equipes médicas realizarem seus agendamentos

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL