Queimaduras durante dias frios: como evitar e o que fazer em casos de acidente

A chegada do frio nos remete a coisas gostosas: tomar chocolate quente com os amigos, um bom chá durante a tarde e aquela sopa bem preparada. Quando lá fora as temperaturas caem, é hora de buscar outros jeitos de ficarmos aquecidos e espantar o frio para bem longe. Para aproveitar essa época do ano com segurança, fique atento às orientações abaixo para evitar queimaduras e incêndios. Saiba como agir em casos de acidentes.

Por mais que a nossa casa seja o lugar mais aconchegante e pareça ser muito seguro, não é. Durante os dias mais frios a tendência é utilizarmos aquecedor, preparamos mais comidas quentes e aumentar a temperatura do chuveiro, ações que sem o devido cuidado podem resultar em graves queimaduras, tanto em crianças, como nos adultos.

 

Como prevenir queimaduras dentro de casa durante os dias frios?

Prevenção de queimaduras na cozinha

O frio favorece a preparação de comidas típicas do período. Para evitar queimaduras de crianças e adultos, previna-se:

– Evite carregar crianças no colo enquanto mexe em panelas.
– Não permita qualquer tipo de brincadeira de crianças na cozinha enquanto estiver cozinhando;
– Mantenha os pequenos longe do fogão, mesmo que apenas o forno esteja ligado;
– Ao cozinhar, dê preferência às bocas da parte de trás do fogão, virando sempre o cabo da panela para dentro, evitando que a criança puxe e se queime;
– Verifique a temperatura da comida antes de dar para crianças pequenas;
– Evite deixar crianças tomando sopa sem supervisão, pois podem derramar o líquido quente sobre si mesmas;
– Ao servir bebidas quentes, como chocolate quente e chá, certifique-se de utilizar canecas ou xícaras com alças/asas para segurar.

Outros cuidados importantes dentro de casa

A prevenção de queimaduras não se restringe apenas a cozinha e diversos objetos e ações podem colocar em risco a segurança dos familiares. Como agir:

– Ao dar banho em bebês, confira sempre a temperatura da água primeiro e evite deixar o banho muito quente;
– Evite incêndios conferindo se o aquecedor não apresenta nenhum problema. Caso note avarias ou defeitos, não utilize o aparelho até o problema ser consertado.

 

Me queimei. O que fazer agora?

O que fazer ao se queimar é uma dúvida comum para muitas pessoas. O primeiro passo é manter a calma. Faça uma rápida avaliação da feriada, caso seja uma vermelhidão ou outro machucado superficial, passe água corrente em temperatura ambiente. Jamais coloque gelo, água gelada ou qualquer tipo de produto (caseiro ou pomada) e procure um médico.

Em caso de queimaduras mais graves, que a pele está com grandes lesões, não coloque panos ou ataduras em cima da ferida, nem passe qualquer tipo de produto. Dirija-se imediatamente ao hospital mais próximo.

 

Conheça o Hospital da Cruz Vermelha de São Paulo

O Hospital da Cruz Vermelha de São Paulo dispõe de ambulatório especializado para pacientes vítimas de queimaduras que funciona 24 horas. Somos referência nacional no tratamento de queimaduras e temos mais de 50 anos de atuação. Atendimento particular e convênios: (11) 5056-8710.

Agora que você já sabe como se prevenir de acidentes durante dias frios e o que fazer em caso de queimaduras, convide a família e os amigos para programas quentinhos em sua casa.