Por que atuamos com primeiros socorros?

O que fazer ao encontrar pessoas feridas em um acidente? Ou se alguém sofrer um mal súbito na rua ou em casa? Casos assim acontecem todos os dias. Saber usar os primeiros socorros em situações de emergência é importante e pode salvar vidas, principalmente quando o socorro especializado demora a chegar ou não o local não é de fácil acesso.

As técnicas básicas de socorro são o motivo de existência da Cruz Vermelha em todo o mundo. Em 1859, o comerciante e diplomata Henry Dunant viajava pela Itália à negócios. Durante o trajeto, se deparou com soldados e civis feridos na  Batalha de Solferino.

Diante do sofrimento causado pelo combate, Dunant prontamente se propôs a ajuda-los, oferecendo cuidados médicos. Esse primeiro passou resultou, posteriormente, em uma rede mundial de ajuda humanitária especializada em socorro: o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (1863).

Desde então, a instituição perpetua esses conhecimentos em mais de 191 países. Ao longo do tempo, os métodos de ensino das práticas básicas de socorro foram aperfeiçoados, a fim de garantir que todas as pessoas, independente de sexo, cor, raça, idade e classe social, possam apender, de forma simples, a salvar vidas.

Primeiros Socorros em São Paulo

Em São Paulo, atuamos desde 1912. O trabalho é focado em multiplicar esses conhecimentos para toda a população, por meio de palestras e treinamentos teórico/práticos em diversos locais e para diversos públicos. Em 2017, contabilizamos 3.411 atendimentos com esses eventos.

Nossas capacitações em comunidades, por exemplo, ajudam a garantir mais segurança para a vida dos moradores, em caso de emergências. Em locais de difícil acesso, os primeiros socorros podem diminuir o trauma ou agravamento da vítima.

A nossa filial atua em conformidade com as diretrizes internacionais do movimento, que garantem um alto padrão de qualidade. Essas diretrizes estão fundamentadas em estudos sobre as técnicas de socorro feitos ao redor do globo.

Saber primeiros socorros é importante e nos empenhamos em multiplicar esses conhecimentos. Você pode conhecer mais sobre o nosso trabalho aqui.