AJUDE A CRUZ VERMELHA BRASILEIRA SP

Quero Doar

PIX

Projetos Sociais e Voluntariado > Gestão de Risco e Desastre

Gestão de Risco e Desastre

Gestão de Risco e Desastres

O programa de Gestão de Riscos e Desastres das Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo foi criado para minimizar o sofrimento de pessoas atingidas por catástrofes e desastres naturais, acidentes e crises de saúde, como a pandemia de Covid-19.

O objetivo do grupo de voluntários é fazer o primeiro atendimento no local, levando acolhimento e suporte humanitário às vítimas, fazendo a gestão de abrigos para onde podem ser levadas, organizando doações e entregando alimentos, peças de vestuário, colchões, cobertores, produtos de higiene pessoal, dentre outros itens necessários para o momento. No local, há auxílio a limpeza e realização de ações de prevenção.

A iniciativa é sempre realizada em parceria governamentais, que solicitam o apoio, como a Defesa Civil de todos os âmbitos.

Mas, essa ajuda pode chegar a outras cidades, estados ou países, que passem por momentos difíceis com guerras, terremotos, explosões, dentre outros, caso solicitada por outras filiais da Cruz Vermelha. Neste caso, há uma rede de parcerias solidárias que permitem realizar uma campanha de arrecadação dos itens necessários e grupos que viabilizem a logística de transporte e chegada dos produtos ao local.

Destaques

  • Em 2019, o programa de Gestão de Riscos e Desastres capacitou oito organizações de voluntários, ligadas ao Centro de Voluntariado da Defesa Civil do Estado de São Paulo, para atendimentos humanitários.


  • Marcou presença também em dez simulados de respostas a emergências e desastres, na capital paulista.


  • Pela primeira vez, a CVB/SP foi acionada para fazer parte do Centro de Comando da 46ª edição da Copa América Brasil 2019, principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul, organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, durante os jogos na capital paulista.


  • Em 2018, passou a integrar o grupo de trabalho “Gestão de Desastres”, da Câmara Temática de Gestão de Riscos Ambientais e Urbanos, com as Defesas Civis estadual e municipais da Região Metropolitana de São Paulo, para discutir e elaborar propostas para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), instrumento legal de planejamento, que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.

Resultados de 2019

______ atendimentos


Nos ajude a conseguir atender mais pessoas e instituições assistenciais.

O que é pouco para você pode ajudar muitas vidas