Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia bariátrica e os benefícios para a sua saúde

Provavelmente você já ouviu falar que a cirurgia bariátrica é uma alternativa para quem quer perder peso. Popularmente conhecida como “redução de estômago”, o procedimento apresenta bons resultados que vão além da estética, trazendo benefícios importantes para a saúde do paciente. A cirurgia tem evoluído ao longo dos anos e se tornado cada vez mais importante e conhecida. Ainda assim, existem dúvidas sobre os resultados, indicações e como funciona.

O procedimento é indicado para pessoas com sobrepeso ou obesidade grau I e II. De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade atinge 27 milhões de brasileiros – o que representa 18,9% da população. A doença está diretamente ligada a outros problemas crônicos, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicérides altos, patologias ortopédicas, dentre outras.

Para cuidar desses pacientes, a medicina tem se desenvolvido para oferecer tratamentos clínicos e cirúrgicos de forma segura e eficaz. No Hospital da Cruz Vermelha os pacientes contam com equipe médica especializada e toda a infraestrutura necessária para garantir a segurança durante a operação e no período pós-operatório. Nossas cirurgias são realizadas pelos cirurgiões bariátricos do Instituto Garrido, pioneiros nessa especialidade no Brasil e que há mais de 20 anos proporciona esse tipo de tratamento à população.

 

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

Pelas indicações da OMS (Organização Mundial da Saúde) o procedimento é recomendado para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40 kg/m² ou para aqueles que tenham o IMC 35 e 40kg/m², mas que apresentem doenças relacionadas a obesidade como hipertensão arterial, diabetes ou problemas articulares.

O método cirúrgico deve ser uma opção para os pacientes que não obtiveram os resultados desejados em, pelo menos, dois anos de tratamento clínico (medicações, dietas, atividade física e outros).

 

Tipos de procedimentos para redução de estômago

Existem diveros tipos de cirurgia bariátrica feitas por diferentes técnicas e que apresentam diferentes resultados. Os dois tipos mais recomendados são realizados no Hospital da Cruz Vermelha de São Paulo: o bypass gástrico e gastrectomia vertical, realizados por vídeo-laparoscopia, procedimento menos invasivo e mais seguro.

A decisão sobre qual a técnica será utilizada é do cirurgião especializado que vai avaliar o quadro de saúde do paciente, riscos e benefícios, a fim de escolher o método que possa ser mais eficaz e ofereça menos complicações.

 

Quais são os resultados da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica oferece diversos benefícios ao paciente. Além da estética, a diminuição da gordura pode ajudar na melhora de doenças, como a diabetes tipo 2, ou na resolução completa das doenças relacionadas a obesidade. Os resultados mais evidentes aparecem em até um ano após o procedimento: o paciente perde a maior parte do peso nesse período.

É importante manter o acompanhamento com nutricionista, psicólogo e endocrinologista. Fazer exercícios, mudar hábitos e contar com o apoio da família também são fundamentais para que o paciente não tenha complicações ou ganho de peso novamente.

 

Quanto custa a cirurgia bariátrica

Com os avanços no procedimento, a redução de estômago se tornou uma opção mais viável financeiramente para os pacientes e conta também com a cobertura de convênios médicos. Em clínicas particulares, no entanto, a cirurgia bariátrica pode variar entre R$ 10.000 e 30.000, dependendo do local e de cada caso.

Para facilitar o acesso, o Hospital da Cruz Vermelha atende diversos planos de saúde que cobrem esse tipo de cirurgia. Em parceria com o Instituto Garrido, o hospital vem realizando esse tipo de procedimento a custo popular, com o objetivo de oferecer o tratamento a uma parcela da população que não tem fácil acesso em clínicas particulares.

Agora que você conhece o que é a cirurgia bariátrica e como pode ajudar na sua saúde, agende sua consulta com o Hospital da Cruz Vermelha de São Paulo. Entre em contato pelo telefone (11) 5056-8710. Atendimento via particular e convênios.

 

Texto: Natália Scarabotto

Informações: Renato Ito, cirurgião bariátrico do Instituto Garrido. Formado em medicina pela USP (Universidade de São Paulo; residência em cirurgia do aparelho digestivo na Beneficência Portuguesa de São Paulo; membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e também do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.